GRAPHIA_saga-mentiroso-gde1.jpg

comunicação, educação e filosofia

A SAGA DO MENTIROSO

uma história da falsidade

jeremy campbell

A natureza é uma mentirosa? A mentira faz bem à inteligência humana? Eis os pontos de partida deste livro provocador.


Mentem - mentimos - todos. Mentem os políticos e os que dizem que os políticos mentem. Mentem os adultos e as crianças. Os ricos e os pobres. Homens e mulheres. Os seres humanos e os outros bichos. Mentimos até - como ensina o célebre paradoxo de Picasso sobre a arte - para fazer com que se veja a verdade. A história da falsidade é tão antiga quanto a história da luta pela sobrevivência e a mentira, para o bem ou para o mal,cumpre, através dos tempos, uma função relevante na evolução da espécie humana. Este é o ponto de partida de A Saga do Mentiroso. Longe, porém, de fazer um mero elogio da mentira ou reafirmar que seja algo natural, Jeremy Campbell rompe as barreiras da Ética para conduzir o leitor, com a habilidade cada vez mais rara dos que não só pensam e escrevem com clareza mas de forma atraente, para o campo fecundo da história e da teoria do conhecimento, desde os pré-socráticos até a pós-modernidade, detendo-se em marcos basilares da cultura ocidental: Platão, Aristóteles, Kant, Descartes, Maquiavel, Marx, Darwin, Nietzsche, Freud. 

Nesta trajetória, o autor constata que a questão da verdade deixou de estar às vezes no centro da especulação filosófica, mas especialmente agora, na pós-modernidade, substituída pela linguagem e suas ambiguidades como objeto principal de reflexão, sumiu da cena teórica. 

Que dirá, portanto, na prática cotidiana, nos embates diários tanto da vida privada quanto da vida pública? A mentira vive, talvez como nunca, dias de florescimento e reparação, já não se refletindo apenas no espelho da maldade, do desvio e do erro. Mas ironicamente,continua a precisar da verdade, e de uma sociedade que tenha a verdade como paradigma, para surtir efeito. 

Caderno Idéias, do Jornal do Brasil, considerou A Saga do Mentiroso um dos dez melhores livros lançados no Brasil em 2008.


FICHA TÉCNICA
A SAGA DO MENTIROSO - Uma história da falsidade
Jeremy Campbell
Tradução: Virgínia Marins Cortez
Veracidade e falsidade - História
14x21cm
324 páginas - R$58,00
ISBN: 978-85-85277-56-7