GRAPHIA_formas-crise-gde.jpg

LITERATURA brasileira

formas da crise

andré bueno

Coletânea de ensaios reflete sobre a tradição, a modernidade e os movimentos da vida e da arte nas sociedades contemporâneas


Acabaram a arte e a literatura como conhecimento crítico da realidade? A sociedade do espetáculo e a cultura pós-moderna do simulacro e da imagem deram a última palavra na indústria cultural que, devoradora, formata toda utopia como um produto obsoleto? As massas urbanas perderam todo o potencial de revolta e vivem hoje numa absoluta e inescapável cegueira, submetidas ao cânone do conformismo? Ao leitor, agora colocado no papel de consumidor, sobra apenas a indiferença, cúmplice da transformação da violência do cotidiano em mercadoria?
Na contracorrente das teorias que acatam a modernidade e suas manifestações estéticas como um balaio de fragmentos e alusões autorreferentes e descontextualizados, os ensaios reunidos em Formas da Crise explicitam uma abordagem teórica clara: a crítica ao capitalismo e ao modo como nele se relacionam a literatura, a cultura e as suas modernas sociedades.


FICHA TÉCNICA
FORMAS DA CRISE - Estudos de literatura, cultura e sociedade
André Bueno
Literatura - teoria e crítica
14cm X 21cm
348 páginas - R$62,00
ISBN: 85-85277-44-0