GRAPHIA_diverso-gde1.jpg

LITERATURA brasileira

o livro diverso

a peleja dos falsários

bernardo de mendonça

O inacreditável encontro de Ascenso Ferreira com Augusto dos Anjos e os acontecimentos e encrencas que se seguem, incluindo bate-bocas sobre vida e morte, espírito e carne, verdade e mentira, na viagem de um bar de Leopoldina, Minas Gerais, à beira da estrada Rio-Bahia, até o Nordeste.


Destaque da literatura brasileira dos anos 90, na opinião crítica de Flora Sussekind, O Livro Diverso: A Peleja dos Falsários reaproxima a lírica da narrativa na tradição do romance popular em versos, para tratar de limites extremos: o vivo e o morto, o verdadeiro e o falso, o íntimo e o público, o novo e o velho.

Recorrendo ao humor e à ironia na exploração de tais temas, é também uma dupla viagem: da zona da mata de Minas Gerais ao Nordeste brasileiro e no campo das idéias, afetos e ritos que, à margem do texto, canonizam ou excomungam o que se chama um poeta. A partir do encontro de Ascenso Ferreira com Augusto dos Anjos, ou de dois sósias e imitadores a serem desmascarados, desencadeia-se o mais reiterado convite que o livro faz ao leitor: o de participar de um permanente duelo de identidades.

Para ler o artigo "Escalas & ventríloquos", de Flora Süssekind, publicado originalmente na Folha de São Paulo, clique aqui.


FICHA TÉCNICA
O LIVRO DIVERSO - A Peleja dos Falsários
Bernardo de Mendonça
Poesia brasileira 
12cm X 19cm
80 páginas - R$35,00
ISBN: 85-85277-12-1